IMPLANTOLOGIA
Os Implantes dentários oferecem uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, assemelhando-se, funcionando e sentindo como dentes reais. Com implantes volta-se a mastigar sem dor ou irritação alimentos outrora proibidos.
O QUE SÃO IMPLANTES DENTÁRIOS?
São "raízes artificiais", utilizadas para substituir os dentes ausentes ou perdidos com o objectivo de suportar uma coroa e/ou prótese.
COMO SE LIGA UM IMPLANTE AO OSSO?
Os implantes estabelecem, uma vez colocados em contacto com o osso, uma união biológica com o mesmo, perfeitamente saudável e estável.
SÃO SEMPRE A MELHOR SOLUÇÃO QUANDO FALTA UM DENTE?
Os implantes devem ser entendidos como mais uma alternativa de tratamento para substituir dentes perdiso. Juntamente com os implantes existem outras opções, tais como as próteses removíveis e as próteses fixas. Contudo, constituem geralmente a opção terapêutica que permite uma reabilitação oral que mais se aproxima de dentição natural em termos fisiológicos e de conforto.
E QUANDO FALTAM VÁRIOS OU TODOS OS DENTES?
Da mesma forma que quando falta um dente existem outras alternativas atrás referenciadas. Cada qual tem as suas indicações, contra-indicaçõs, vantagens e desvantagens.
QUANTO TEMPO DURAM OS TRATAMENTOS COM IMPLANTES?
Os tratamentos com implantes não são eternos, tal como não é qualquer outro tratamento reabilitador em medicina dentárias. No entanto, e com os recentes avanços tecnológicos poderá esperar um durabilidade sempre superior a 15 anos, e no casos das proteses que se apoiam nos implantes um tempo minímo de 10 anos é o periodo aceitável de duração.
OS TRATAMENTOS COM IMPLANTES PROVOCAM DOR?
Os procedimentos cirúrgicos associados ao tratamento com implantes estão perfeitamente protocolados e a maioria das situações não implica qualquer tipo de incomodo e ou dor.
É um procedimento realizado, na maioria das vezes, mediante anestesia local, tal como a maioria dos outros tratamentos dentários.