SEDAÇÃO CONSCIENTE SIMPLIFICADA
É uma alternativa à anestesia geral e à pré-medicação neuro-sedativa. Uma terapia analgésica, que se administra com um sistema combinado de válvula e fluxo contínuo, permitindo regular a necessidade em auto-administração, embora sob vigilância.
Actuais dificuldades nos cuidados dentário.
De acordo com estudos realizados, a prevalência da ansiedade dentária está compreendida entre 4 e 20%. O medo da dor pode alterar a atitude do paciente, levando-o a adoptar uma postura defensiva, dificultando a realização de quaisquer procedimentos dentários
O que permite a Sedação Consciente?
O mede dentista deve dispôr de um meio terapêutico eficaz e adaptado, facilitando deste modo a abordagem aos pacientes fóbicos e angustiados, evitando a renúncia aos cuidados.
Mecanismo de Acção
Uma terapia inalatória não-invasiva para controlo da ansiedade em intervenções dolorosas de curta duração.
Tolerabilidade
Está indicado para todo o tipo de pacientes, entre os quais idosos, insuficientes renais, hepáticos, uma vez que há ausência de metabolização renal ou hepática, não há necessidade de ajustamento de posologia, há poucas interacções medicamentosas, não tem acumulação tissular.
O tempo de administração da terapia pode ir de 5-6 min até 60 min, não sendo aconselhável tratamentos prolongados por mais de 6 horas.